HISTÓRIA

Piracaia nasceu da forte expansão da cafeicultura no Vale do Paraíba no início do século XIX, esta demanda por crescimento trouxe a rica agricultura do café à Região Bragantina, e ao 16º dia de junho de 1817, foi fundada com o nome de Santo Antônio da Cachoeira, como um bairro de Nazaré Paulista, em terras cedidas por Dona Leonor de Oliveira Franco e seus filhos, para a construção da capela em louvor a Santo Antônio. 

O local da fundação é a atual Praça Júlio Mesquita, onde foi erguida e inaugurada, em 16 de Junho de 1891, a Igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira. Piracaia teve sua denominação alterada, por força da Lei Estadual no 997, de 20 de agosto de 1906. 

ECONOMIA

 

A economia de São Paulo era fortemente financiada na cafeicultura, cujas altas produções proporcionaram várias melhorias, inclusive a criação da ferrovia The São Paulo Railway Co, foi a primeira ferrovia do Estado de São Paulo, Brasil. As linhas da empresa ligavam cidades do planalto paulista ao litoral.

 

Mas os tempos mudam e os novos desafios traçaram os rumos do desenvolvimento de Piracaia. Com a mudança econômica decorrida da queda do mercado do café, provocou uma retração no seu desenvolvimento.

 

Neste período de pouco desenvolvimento mas de grandes projetos foi iniciado a construção do Grupo Escolar, num terreno adquirido pela Fazenda do Estado de São Paulo, da Fábrica Paroquial de Piracaia, e inaugurado em 3 de março de 1914, no qual foram nomeados diversos professores das escolas isoladas da cidade, em virtude da grande extensão rural do município, centralizando o ensino e proporcionando o desenvolvimento do centro da cidade.

 

Em 1915, a escola passou a funcionar em dois períodos e, segundo o anuário do ensino do Estado daquele ano, foram matriculados 497 alunos. As aulas foram suspensas no final de 1918 para abrigar as pessoas contaminadas pela gripe espanhola.

 

Em meados de 1925, com a vinda de novas famílias, transformaram as extensas fazendas em pequenas propriedades de criação de gado. A policultura foi sendo implantada, destacando-se a fruticultura e a floricultura.

 

No entreguerras Idealizado como uma “cidade industrial ideal”, o antigo núcleo industrial de Batatuba, é praticamente invisível na historiografia das realizações urbanísticas no Brasil, embora em seu projeto sobressaiam seu caráter social e sua filiação ao pensamento moderno. Batatuba integra um programa internacional de cidades destinado a concretizar, arquitetônica e urbanisticamente, a expansão mundial da Companhia Calçadista Bata. Com o fechamento das indústrias Bata, a cidade herdou a tradição calçadista abrigando grandes indústrias como a Le Cheval, Lopo Calçados, BS.

IBGE

Freguesia criada com a denominação de Piracaia, por Lei Provincial no 44, de 05 de março de 1836, no Município de Atibaia.

Lei Provincial no 404, de 10 de junho de 1850., transfere o Distrito de Piracaia do Município de Atibaia para o de Nazaré.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santo Antônio da Cachoeira, por Lei Provincial no 12, de 24 de março de 1859, desmembrado de Nazaré. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 31 de julho de 1859.

Tags :